Fim do vestibular

Colégios particulares manifestam descontentamento com decisão da UFSM

"

Representantes e dirigentes de oito colégios particulares de Santa Maria redigiriam um manifesto sobre a decisão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de aderir ao Sisu como forma de ingresso no ano que vem. No documento, foram listadas notícias publicadas no site da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), ao longo deste ano. As notícias indicam que o próximo processo seletivo seria no mesmo formato que as últimas edições. Confira na íntegra o documento e os links das notícias. 

Assinam a nota: Colégio Fátima, Colégio Santanna, Colégio G10, Colégio Marista Santa Maria, Colégio Riachuelo, Colégio Riachuelo Camobi, Colégio Antônio Alves Ramos, Colégio Coração de Maria.


MANIFESTO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE SANTA MARIA

Em defesa dos interesses pedagógicos coletivos das escolas particulares de Ensino Médio Privado de Santa Maria, dos estudantes e das famílias envolvidas, vimos, publicamente, manifestar-nos.
 Juntas, as escolas particulares de Santa Maria somam décadas, trabalhando no desenvolvimento e na preparação da educação de estudantes de Santa Maria, da região e de outros estados. Juntas, presenciamos e participamos de vários processos e de muitas mudanças com a comunidade escolar a respeito do processo seletivo da UFSM que, em seu Projeto Político Pedagógico, caracteriza-se por uma gestão democrática. Hoje, juntas, manifestamos o nosso descontentamento a respeito das mudanças feitas de forma abrupta no  ingresso à Universidade Federal de Santa Maria. Anos dedicados e aprimorados em educação de qualidade merecem um esclarecimento público diante dos pais, familiares e alunos.
 Não brincamos de educação. Não brincamos de Planejamento Pedagógico e sabemos que o processo de seleção através do Enem era uma evolução natural. Competências e habilidades são pontuadas no meio escolar, e o raciocínio é estimulado por uma prática interdisciplinar contextualizada constante.
Pensamos sobre um fato novo que, desde o anúncio do Reitor da UFSM, Paulo Burmann, conduz-nos a uma reflexão - a interpretação de fatos antigos. Fatos que revelam o prejuízo pedagógico na preparação dos alunos quanto ao processo seletivo de ingresso à UFSM.

Entre eles, citamos:
- Informações de que o vestibular da UFSM continuaria com o mesmo formato de 2013 (site Coperves, em 10.04.2014)

- Informação, via site da Coperves/UFSM, sobre o programa a ser cobrado no processo seletivo de 2014.
Observação: na data da referida decisão, a comunidade estudantil e as coordenações pedagógicas de todas as Escolas Conveniadas ao processo de ingresso à Universidade Federal de Santa Maria via vestibular já tinham sido orientadas a respeito das leituras obrigatórias para a realização da prova de literatura.

- Mudança na prova de redação do processo seletivo de 2014

-  Reuniões de capacitação (já agendadas com a instituição) para o processo seletivo 2014 com os professores de diferentes áreas de conhecimento 

- Informação, via site Coperves/UFSM, de que a nota"

Carregando matéria

Anterior

Movimentos sociais organizam manifestação favorável à decisão da UFSM

Próximo

Estudantes e empresários protestam contra o fim do vestibular em Santa Maria

Educação